E-mail: sac@cassava.com.br      Telefone: 55 (47) 3531.1900
Português English

Código de Ética

Princípios Éticos


Os princípios éticos abaixo são os compromissos fundamentais que escolhemos como referências de nossas condutas.
• Cumprimento da Lei de todos os países as quais está sujeita.
• Não permitir em nosso negócio fraudes, corrupção e subornos.
• Comprometimento com o resultado planejado.
• Eficiência em nossas ações com a máxima qualidade.
• Responsabilidade reconhecendo e cumprindo com nossas obrigações comerciais.
• Sustentabilidade comprometendo-se com a qualidade dos processos da produção de nossos produtos.
• Valorização das pessoas reconhecendo o valor inerente da sua dignidade, tratando-as com igualdade e respeito.
A aplicação destes Princípios deve abranger, se não a todas, a maioria das situações. No entanto, qualquer funcionário que ainda tiver dúvida sobre qualquer ação, tem a responsabilidade de buscar orientação imediatamente.

Política de Consequências


A Cassava instituirá consequências para os casos de conduta em desacordo com o presente Código de Ética, Manual do Colaborador e Normas Internas, distinguindo medidas de caráter educativo de medidas de caráter punitivo, dentre as quais se inclui a vedação de contratação de serviços de ex-colaboradores que comprovadamente tenham transgredido as disposições deste código.

Política da Segurança de Alimentos


É compromisso da Cassava a satisfação das necessidades dos seus clientes, proporcionando-lhes produtos seguros, com qualidade e conforme a legislação pertinente. Usará somente as instalações de produção, armazenagem e transportes, que possam assegurar a qualidade dos produtos. Escolherá fornecedores pelas suas habilidades em cumprir os requisitos de matérias-primas e ingredientes seguros.

Política da Qualidade


A CASSAVA tem como objetivo gerar soluções a base de mandioca para seus Clientes, desenvolvendo e produzindo ingredientes industriais de alta tecnologia com valor agregado, garantindo:
• Satisfação dos Clientes e demais partes interessadas em nosso negócio, por meio da interação entre nossas unidades fabris;
• Atendimento aos requisitos e a melhoria contínua da eficácia e da eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade;
• Educação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores;
• Aprimoramento dos sistemas e resultados financeiros, objetivando solidez, segurança e disponibilidade de recursos organizacionais.

Política de Segurança da Informação


A Cassava estabelece diretrizes que permitam aos colaboradores e prestadores de serviço seguirem padrões de comportamento relacionados à segurança da informação adequados as necessidades de negócio e de proteção legal da empresa e do indivíduo, preservando as informações quanto a integridade, confidencialidade e disponibilidade.

Política de Saúde e Segurança


A Cassava está comprometida em oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável a seus colaboradores, fornecedores e clientes, fornecerá e solicitará o uso de equipamentos de proteção adequados e insistirá que todo trabalho, independente de sua urgência, seja feito com segurança.

Meio Ambiente e Responsabilidade Social


A Cassava conduzirá suas operações ao redor do mundo de forma que o meio ambiente, a saúde e segurança de funcionários, terceiros, clientes e público em geral sejam protegidos.
Cumprirá com todas as leis e regulamentos ambientais aplicáveis, como também promoverá a redução de desperdício e a preservação de recursos e meio ambiente.
Treinará seus funcionários sobre os aspectos ambientais relacionados ao trabalho sob sua responsabilidade. Todas as grandes modificações ou expansões serão projetadas para cumprir os regulamentos ambientais existentes.
A Cassava reconhece a necessidade de proteger o meio ambiente e compromete-se a utilizar-se apenas de produtos e processos que estejam em conformidade com o meio ambiente.

Política Anticorrupção, Suborno e Fraudes


A Cassava deseja construir e ganhar a confiança de seus stakeholders, participando e exercendo suas atividades de forma aberta, honesta e ética em todas as suas práticas e atividades.
A Cassava não tolera qualquer forma de suborno, utilização de informações privilegiadas, abusos de mercado, fraude, lavagem de dinheiro, vantagens ou permissões governamentais obtidas ilicitamente.
Manterá documentos que atestem a transparência e veracidade de suas transações comerciais.
É expressamente proibido a qualquer colaborador oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou por meio de terceiros, qualquer vantagem indevida de qualquer natureza, seja em dinheiro ou qualquer bem ou serviço de valor, a agentes públicos, partidos políticos e seus membros ou a quaisquer candidatos a cargos públicos, no Brasil ou no exterior, bem como a familiares ou equiparados de quaisquer tais pessoas, com o intuito de obter benefício pessoal ou para a Cassava.
Para comunicação de desvios ou denúncias a Cassava possui o e-mail falecom@cassava.com.br, o mesmo é divulgado no site e em documentos externos.

Política de Entrega e Recebimento de Brindes


Presentes podem ser dados ou recebidos, desde que não haja nenhum motivo subjacente para que uma transação ou decisão possa ser indevidamente ou ilegalmente influenciada. Os colaboradores poderão aceitar gentilezas ocasionais de terceiros tais como almoços e/ou jantares, a hospitalidade, na forma de entretenimento, porém os colaboradores não estão autorizados a aceitar nenhum presente em dinheiro ou o valor do mesmo causar ou der a impressão de que a empresa deu ou recebeu qualquer favor em troca.

Política de Recursos Humanos


A Cassava mantém os registros corretos e confidenciais de seus funcionários. Oferece condições igualitárias de contratação, remuneração, acesso a treinamentos e promoção a seus funcionários.
Proporciona um ambiente de trabalho que respeita a diversidade, excluindo, assim, tratamento discriminatório devido a raça, cor, crença ou filosofia de vida, sexo, origem, idade, orientação sexual, deficiência física ou mental, gravidez, estado civil, afiliação a sindicato e posicionamento político, entre outros motivos e não permite o trabalho escravo ou análogo a escravidão, bem como de jovens e crianças.
A Cassava está comprometida no desenvolvimento de habilidades para utilizar toda a gama de talentos e perspectivas dos funcionários, respeitando todos individualmente e mantendo um ambiente onde cada um é tratado com dignidade. Compromete-se em trabalhar apenas com prestadores de serviços e fornecedores que também possuem o compromisso de conceder aos seus empregados condições de trabalho com dignidade e respeito.

Política de Envolvimento com a Comunidade


A Cassava reconhece a necessidade de contribuir com a comunidade e compromete-se em auxiliar por meio de doações de caridade e voluntariado.

Política de Food Defense e Food Fraud


A Cassava utiliza de práticas para proteger seus produtos e todos os insumos envolvidos, de ações de vandalismo, sabotagem e adulterações que possam causar prejuízos na oferta dos produtos ou em produtos inadequados ao consumo, como também protege seus produtos e suas cadeias de suprimento de quaisquer formas de ataque malicioso, incluindo ataques ideologicamente motivados que possam levar à contaminação ou falha no suprimento.

Abrangência, Vigência e Documentos Complementares


Abrangência: O presente código abrange todos os colaboradores da Cassava e, no que couber, seus clientes e fornecedores, segundo suas respectivas disposições contratuais.
Vigência: O presente código possui validade indeterminada, porém com o compromisso de submeter seu conteúdo a revisão periódica.
Documentos complementares: Política da Segurança de Alimentos, Política da Qualidade, Política de Segurança da Informação, Manual do Colaborador e Normas Internas.